Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Por que alguns professores gritam?

Esta semana fui surpreendida, na primeira semana de aula, pela narrativa do meu filho sobre um episodio em sua escola. Por ele não ter entendido que precisava passar a limpo um determinado assunto dado na aula inaugural, foi submetido pela professora a um constrangimento terrível, além da intimidação, aguentou calado e engolindo o choro, uma profissional descontrolada que gritava ao ditar um bilhete para ele escrever. Num primeiro momento achei que talvez fosse o jeito dela, afinal ele está mudando de segmento e cada um tem um jeito, mas no dia seguinte ouvi relatos de vários pais, que os colegas de sala estavam com medo da professora pela cena que haviam presenciado. A partir daí fiz a reclamação junto a escola e aguardo um retorno da coordenação. E passei a ler sobre este assunto que tanto me indignou.

Li uma matéria, que mencionava um pesquisa que dizia "a principal reclamação dos alunos é que os professores gritam. Em torno de 30% a 40% dos professores gritam com os alunos, de forma que eles se sentem humilhados, inferiorizados, desorientados dentro da sala de aula."

E fico pensando o que leva uma pessoa a permanecer em uma profissão, se não consegue se controlar frente aos seus alunos? que exemplo é esse para os alunos? uma forma de intimidação? Muito pelo contrário, as crianças aprendem por exemplos e neste caso aprenderiam também a gritar com os outros para conseguirem o que querem.

Outro dado da mesma matéria é em relação a idade (acima de 40 anos) e a matéria lecionada pelos professores que procedem desta forma (português, matemática e história). Ao que me parece será que estes profissionais já não estariam cansados do ofício ou realmente nunca tiveram vocação para tal? para dar aulas, é preciso amor, para passar conhecimentos de forma que as crianças entendam e autoridade sem a necessidade de gritos.

Entendo perfeitamente, que todos nós passamos por dias bons e outros ruins, mas é de bom tom que não levemos para o trabalho as nossas frustrações e o que infelizmente acontece com alguns professores.

Ainda bem que existem os outros 60%, 70% que cumprem seu papel perfeitamente e transmitem seu conhecimento sem precisar gritar e intimidar seus alunos.

Obrigada de verdade aos professores que realmente sabem fazer seu trabalho de forma amorosa. Nossas crianças merecem...

Fonte da pesquisa: http://esquinas.terra.com.br/userp_backup/jornal/vl229/mmario.htm






9 comentários:

  1. estou indignada. esperamos isso de pessoas desequilibradas, nao profissionais da EDUCAÇAO. ela nao sabe o que é ser isso nao??? entao que saia e de um lugar a quem saiba. Alem do mais, ela pode afetar as crianças, psicologicamente. ai q raiva. quero saber o final. beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de profissional (se é que podemos chamar assim) deveriam rasgar o diploma. Espero que o desfecho seja satisfatória para todos nós. Dessa vez foi com Pedro, mas quem não garante que meu filho tá na reta do próximo "ataque". Quero e exijo soluções perante a escola.

    ResponderExcluir
  3. Estamos no aguardo das providencias...e que venha a segunda feira....bjs meninas

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo...uma professora submeter o aluno a esse tipo de constrangimento. De uma professora esperamos tudo de bom, e não uma descompensação desse nível. Ela não pode ser um profissional de educação. Lametável!!! Espero que a escola tome as providencias cabíveis.

    ResponderExcluir
  5. Absurdo, Flávia! Não deixe isso assim! Ninguém tem direito de ficar gritando com ninguém, principalmente um professor.
    Quando eu digo que não grito com meus alunos, ninguém acredita, mas não tenho coragem... Não acho certo, não acho digno.
    Se eu preciso gritar pra atrair a atenção do meu aluno, eu tô na profissão errada. :-/
    Defenda seu filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dany, meu filho não esta acostumado com gritos e realmente quero um posicionamento da escola. Que venha a reuniao na segunda. bjs

      Excluir
  6. Não sou a favor dos gritos, mas infelizmente não temos ajuda das coordenações e nem dos pais, todos julgam mas não educam os seus filhos e os coordenadores não punem...então, mesmo levando atividades atrativas para a sala de aula está difícil trabalhar disciplina.Gostaria que cada pessoa que julga encarasse o desafio de disciplinar uma turma de 30 a 40 alunos durante uma semana.

    ResponderExcluir
  7. Não sou a favor dos gritos, mas infelizmente não temos ajuda das coordenações e nem dos pais, todos julgam mas não educam os seus filhos e os coordenadores não punem...então, mesmo levando atividades atrativas para a sala de aula está difícil trabalhar disciplina.Gostaria que cada pessoa que julga encarasse o desafio de disciplinar uma turma de 30 a 40 alunos durante uma semana.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...vou adorar...